top of page

PARTICIPANTES

Guiomar de Grammont é escritora, doutora em Literatura Brasileira pela USP, com estágio na Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, em 1999 e 2000. Foi professora visitante na EHESS de Paris e na Université de Rouen, França. Organizou diversos eventos internacionais, entre estes, o colóquio Autour du Brésil Baroque na Embaixada do Brasil em Paris durante a Exposição Brésil Baroque: Entre Ciel et Terre realizada no Museu do Petit Palais em 1999 /2000 . Organizou duas edições do Letras em Lisboa no Teatro São Luiz e Casa Fernando Pessoa , em Lisboa 2008/2009,foi curadora da parte brasileira do Salão do Livro Latinoamericano de Paris 2009 e - cedida para o Ministério da Cultura - organizou e foi curadora da homenagem ao Brasil na Feira Internacional de Livros de Bogotá em 2012. Foi editora executiva de Literatura Brasileira na Editora Record por um ano e oito meses, em 2012/2013. Foi diretora por dois mandatos consecutivos do Instituto de Filosofia Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona desde 1994. Criou e coordena o Fórum das Letras de Ouro Preto há 9 edições. Foi curadora nas Bienais do Livro do Rio de Janeiro, Minas e Bahia. Premiada com a Bolsa Vitae e o Casa de las Américas, publicou diversos livros, entre eles, Aleijadinho e o Aeroplano: paraíso barroco e a construção do herói colonial; Don Juan, Fausto e o Judeu Errante em Kierkegaard e Sudário (contos). (Texto informado pelo autor)

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1983); especialização em Crítica de Arte e Museologia pela Università Internazionale dell'Arte de Florença (1990); mestrado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1997); doutorado em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2002); pós doutorado em História da Arte pela Università degli Studi di Firenze (2012). Atualmente é professor de História da Arte da Universidade Federal de Minas Gerais. Está vinculado ao Departamento de História (FAFICH) e pertence a Linha História Social da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa intitulado Perspectiva Pictorum (desde 2006) responsável pela investigação sistematizada em uma base de dados sobre a pintura Barroca/Rococó no Brasil; pertence ainda ao grupo de pesquisa intitulado Architectural Perspective: digital preservation content access and analytics (desde 2012), sediado na Università degli Studi di Roma (La Sapienza). Este grupo tem como objetivo pesquisas referentes à pintura de falsa arquitetura e estudos sobre tratados de pintura e de perspectiva, entre a Europa e o Brasil. Tem experiência na área de História da Arte privilegiando as abordagens entre os séculos XVII e XVIII. Atua principalmente nos seguintes temas: pintura barroca; forros barrocos e rococós; estudos dos tratados de perspectiva e de pintura do tempo do barroco no universo Luso Brasileiro. (Texto informado pelo autor)

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em História pela UFMG (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), com estudos pós-doutorais na Escuela de Estudios Hispano-Americanos/CSIC, Sevilla (2012/2013) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS, Paris (2006/2007). Atualmente é Professor Associado da UFMG e diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno-CEPAMM-UFMG. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG, líder de grupo de pesquisa UFMG-CNPq, co-coordenador da Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens; co-coordenador do Fórum Permanente Universitário Portugal e Brasil: conexões e problemáticas dos mundos moderno e contemporâneo-FórumPB(Universidade de Évora-UFMG). Foi professor visitante na Katholieke Universiteit Leuven (2006), na Universidad Pablo Olavide-Sevilla (2009 e 2010), na Universidad de Sevilla (2013) e Pesquisador Visitante na Escuela de Estudios Hispano-Americanos de Sevilla (2007, 2009 e 2010). É Investigador Associado ao Centro de História da Universidade de Lisboa. Criou e é o Editor da Coleção História &... Reflexões (Editora Autêntica, Belo Horizonte). Coordena acordos internacionais de cooperação - UFMG-EEHA, UFMG-Universidad de Sevilla, UFMG-Universiteit Antwerpen.Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil colonial e conexões com África, América espanhola e Europa, abordando, principalmente, os seguintes temas: escravidão, história social da cultura, mestiçagens, trânsito material e cultural, história & iconografia. (Texto informado pelo autor)

Mônica Farias Menezes Vicente

Doutoranda em História da Arte pela UNICAMP. Mestra em Artes Visuais pela EBA/UFBA, foi bolsista pela FAPESB, com a pesquisa intitulada A pintura de falsa arquitetura em Salvador: José Joaquim da Rocha (1750-1850), que investigou as pinturas ilusionistas presentes na Bahia, especificamente em Salvador. Em continuidade, no doutorado, desenvolve pesquisas sobre Arte Sacra na Bahia e suas relações com Portugal e Itália, com enfoque na iconografia e composição da pintura tratadística. Especialista em Educação Estética, Semiótica e Cultura pela Faculdade de Educação da UFBA (FACED); em Psicopedagogia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Internacional de Curitiba (IBPEX/FACINTER); e em Educação e Informática pela Faculdade Olga Mettig (FACOMET). Graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Católica do Salvador (1995). Possui experiência na área educacional, atuando como Coordenadora e Docente em nível de Graduação, Pós e Terceiro Setor (ONGs), nas áreas: História da Arte, Arte Baiana, Percepção Visual e Arte Educação. Possui experiência em Escolas públicas e particulares nos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.É professora titular DE do IFBA da área de Artes. É pesquisadora do grupo de pesquisa credenciado pelo Cnpq: Artes Decorativas, Design e Arquitetura no Universo das Artes Visuais, tendo como palavras-chave recorrentes em suas pesquisas: História Colonial, Arte Brasileira, Pintura de Tetos, Pintura Ilusionista, Perspectiva, José Joaquim da Rocha e Iconografia. (Texto informado pelo autor)

Luís Alberto Casimiro possui graduação em Artes Plásticas Pintura (1991) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal) e Doutorado em História da Arte (2005) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), onde também realizou a investigação de Pós-Doutorado como bolsista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2007). É membro investigador do CITCEM Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória , Unidade de I&D sediada na FLUP, onde integra o grupo de investigação Memória, Patrimônio e Construção de Identidades . Em 2010 a Tese de Doutorado foi galardoada pelo Vaticano, com o prêmio anual das Pontificie Accademie in Mariologia , concedido pelo Pontíficio Consiglio della Cultura , atribuído pela primeira vez a um investigador leigo e a um português, e que constitui o maior galardão atribuído pelo Vaticano no campo da cultura. Foi Professor do Curso de História da Arte na FLUP, entre 2008 e 2013, tendo orientado projetos de pesquisa de pós-graduação (níveis de doutorado e mestrado) e coordenado diversos projetos científicos e pedagógicos. Participou em mais de duas dezenas de congressos e encontros de natureza científica. É autor e coautor de livros, capítulos de livros, artigos em revistas, anais de congressos e colaborador no dicionário de Artistas e Artífices, editado pelo CEPESE (Porto). Desde 2013 que faz pesquisa independente no campo da Iconografia, tendo realizado cursos e conferências e elaborado projetos de investigação (texto informado pelo autor).

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Patrimônio Construído pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, mestrado em Ciências da Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor Associado da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura religiosa - barroco mineiro, restauro, preservação de centros históricos, conservaçao e reabilitaçao de edifícios de valor cultural e reabilitação de Centros Históricos. Suas pesquisas mais recentes têm convergido nos últimos anos nos últimos anos para a área de Cultura Arquitetônica e Trânsito de Culturas durante o século XVIII entre Brasil e Portugal, como também para o papel da Gestão Urbana nos Centro Históricos e o lugar do novo dentro dessas preexistências de valor histórico e cultural. Além de inúmeros artigos e capítulos de Livros apresentado em Congressos Nacionais e Internacionais, é autor ainda de três livros, entre eles : O Aleijadinho Arquiteto e outros Ensaios sobre o Tema . Atuando na Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade desde 2007, a partir de 2010 tornou-se seu Superintendente Executivo, onde tem-se dedicado dentro outras atividades a implantação do Projeto Geral da Implantação do Campus Cultural da UFMG na cidade de Tiradentes e da parte de Restauração Arquitetônica vinculadas a esses projeto. (Texto informado pelo autor)

É professora de História da Arte no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) desde 2010; Doutora em História Social da Cultura (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Universidade Federal de Minas Gerais, 2015); Mestre em História Social da Cultura (FAFICH/UFMG, 2006); Especialista em História da Cultura e da Arte (FAFICH/UFMG, 2003); Graduada em História (Centro Universitário de Belo Horizonte, 2000). Desenvolve pesquisas sobre religiosidade tridentina, iconografia, forma e simbolismo numérico cristão na Época Moderna, processos curatoriais de exposições de arte e fotografia. (Texto informado pelo autor)

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Licenciatura/2003 e Bacharelado/2004), Mestrado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), onde defendeu a Dissertação Os Diálogos de Fênix: Fontes Iconográficas, Mecenato e Circularidade no Barroco Mineiro, e Doutorado em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), onde defendeu a Tese A Talha do Estilo Nacional Português em Minas Gerais: Contexto sociocultural e produção artística. Possui experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Barroco Mineiro, Fontes Iconográficas na Arte Colonial Luso-Brasileira, Circularidade e Hibridismo Cultural e História de Minas Gerais. Foi fundador e primeiro presidente da AMIC (Associação Cultural Amigos de Cachoeira do Campo), entidade que se destaca pela promoção e incentivo à preservação do patrimônio histórico de Cachoeira do Campo, Minas Gerais. Presidiu a Câmara Setorial de Turismo de Cachoeira do Campo, coordenando o Projeto "Portal Cachoeira". Foi Historiador da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, produzindo uma série de textos sobre a história desta importante cidade brasileira. Foi membro titular do Conselho de Patrimônio e do Conselho de Turismo do município de Ouro Preto. Foi professor da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), onde lecionou as disciplinas Iconografia Cristã, História da Arte do Brasil e Barroco Mineiro?. Foi coordenador da CODACIS/IFMG. É membro do Conselho Gestor do Museu Casa dos Inconfidentes, Ouro Preto. Atualmente é Professor Efetivo do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais). Possui diversos textos publicados sobre Barroco Mineiro e História de Ouro Preto, entre eles cumpre destacar o livro "Ouro Preto: Um Novo Olhar" e a co-autoria e organização do livro "Poderes e Lugares de Minas Gerais: Um quadro urbano do interior brasileiro, séculos XVIII-XIX". (Texto informado pelo autor)

Possui Licenciatura em Educação artística e Bacharelado em Artes plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas com período sanduíche na Università degli Studi di Pisa (2004) e pós-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, estudo das tradições clássicas e Barroco mineiro. (Texto informado pelo autor)

Grupo NINFA

O grupo NINFA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem, é formado por alunos de graduação e pós-graduação da UFMG e tem como objetivo realizar encontros de estudos voltados para a imagem e sua aplicabilidade na História Social. Contudo, esperamos agregar em nossos encontros pessoas das mais diversas áreas de formação, que englobem perspectivas diversas sobre a imagem, para enriquecermos nossos diálogos com a interdisciplinaridade tão cara a Aby Warbug, pesquisador que se autodenominava Historiador da Cultura.

 

Para mais informações acesse a aba "integrantes".

bottom of page