De uma necessidade demonstrada durante a disciplina ministrada no curso de graduação em História da UFMG, surgiu a idéia de um grupo de estudos, que tivesse como eixo principal a imagem e a interdisciplinaridade. A iniciativa ganhou fôlego com a adesão de alunos de graduação e pós, que tem como eixo norteador dos trabalhos temas ligados à História da Arte.
O grupo foi batizado “Ninfa” em homenagem aos estudos de Aby Warburg, historiador da cultura que permeou a disciplina que deu origem a necessidade de aprofundamento das discussões sobre interdisciplinaridade dentro dos estudos culturais da História. Sendo assim, ás 18h do dia 26 de agosto de 2015, sob o belíssimo céu azul de Belo Horizonte, o Ninfa oficialmente nasceu. Nessa primeira reunião estiveram reunidos os graduandos Marcos, Clara e Luiza e a doutoranda Kellen, que decidiram realizar encontros quinzenais para a discutir temas previamente estabelecidos, e que estivessem em conexão com as demandas de pesquisa de cada membro.
O segundo encontro do Grupo Ninfa aconteceu dia 08 de setembro, na FAFICH, e contou com a presença de quase todo o grupo. Nesse encontro abordamos os textos básicos da História cultural e estabelecemos os eixos temáticos que discutiríamos durante o semestre.
O terceiro encontro do Grupo aconteceu dia 15 de setembro. Nesse encontro agregamos mais uma Ninfa: Gislaine, que chegou trazendo inúmeras contribuições. A reunião discutiu os textos Lendo Imagens, do Manguel, Ulpiano: Fontes visuais, cultura visual e história visual, o cap. 1 do novo livro do Ginzburg, do Medo, Reverencia e o olhar renascente, de Michel Baxandall.
O quarto encontro se deu no dia 01 de outubro, exepcionalmente, devido ao minicurso ministrado pela professora Carmen Bernand, no qual os membros do grupo participaram. Essa reunião aconteceu na parte da tarde e contou com a presença dos doutorandos Denise, Wesley e Kellen, e do graduando Rodrigo. Os autores discutidos foram Peter Burke, Carlo Ginzburg e Michel Baxandall. Durante essa reunião discutimos temas específicos da pesquisa de doutoramento dos membros.
O quinto encontro aconteceu no dia 27 de outubro, devido aos inúmeros compromissos do grupo, em apresentar seus trabalhos em encontros e semanas acadêmicas. Na reunião tivemos a apresentação de um dos capítulos do livro “Medo, Reverência e Terror”, de Carlo Ginzburg pela Luiza, além de discutimos o texto de Alfred Gell, Art and Agency: an antropological theory e o Trecos, troços e coisas de Daniel Miller.
O sexto encontro ocorreu no dia 10 de novembro. O encontro foi denso, porque aprofundamos os questionamentos de Gell e dicutimos as nossas pesquisas através desse pensamento. Contamos com a presença das graduandas Luiza e Clara e dos doutorando Weslley e Kellen.
O sétimo encontro de estudos aconteceu no dia 24 de novembro e a Ninfa Monica Lage foi recebida por nós. Esse encontro começamos a preparar a pauta para o ano de 2016. Infelizmente, a Monica não estava presente na hora da foto oficial do encontro.
O oitavo encontro foi de confraternização e de articulação para o ano de 2016. O grupo quase inteiro se reunião, faltando os heróis Marcos, André e Rodrigo, que infelizmente não compareceram. Mas calma, que vem coisa muito boa por ai!